Um objeto em repouso permanece em repouso, ou se estiver em movimento, permanece em movimento com velocidade constante, a menos que uma força externa atue sobre ele.
Essa é a lei da inércia. Estou sofrendo de inércia.
O que quer dizer que parei de produzir conteúdo há um tempo, principalmente pra mídias sociais, e agora tô com muita dificuldade de recomeçar!
Ando bastante desiludida com as redes sociais no geral, criando de graça pra bilionário virar vilão de filme enquanto tem milhões e milhões de criadores tentando ser ouvidos nem que seja um pouquinho. É cansativo.
Eu tô na internet praticamente desde que ela surgiu. Não é exagero, com 14 anos eu estava numa BBS numa sala de chat rudimentar e lembro bem quando veio um disquete com uma atualização que incluía o Netscape, o primeiro navegador de internet. Antes de Google, antes de tudo que temos hoje. Eu vi tudo isso acontecer, e vi a subida e o declínio de um monte de sites e redes e mídias. Ou seja, eu produzo “conteúdo” faz tempo. Tive site com HTML escrito à mão, tive diversos blogs, tive tanta coisa. São décadas, gente.
Eu gosto de estar online. Eu gosto do contato com as pessoas, eu gosto de poder pesquisar e estudar e de ter toda a informação do mundo na ponta dos dedos e tenho plena consciência do que isso tudo me trouxe - mas não gosto de ser forçada a fazer as coisas. Não quero ser forçada a produzir 2 videos por semana, a postar não sei quantos stories, a isso e aquilo. Pra mim isso mata a criatividade e nos torna todos robôs e produtores de um conteúdo vazio, raso e monótono.
Ok, parei de reclamar. E agora?
Agora não sei. Eu quero produzir, eu tenho vontade, mas tô muito conflitada.
Decisões 2025
Eu vou refazer meu site inteiro de novo, pra integrar a loja e o blog, e deixar tudo bonitinho e fácil e acessível. O site é minha casa, é independente, é meu e não pertence a nenhum bilionário.
Eu vou fazer uma versão impressa do meu livro de sopas, finalmente, e se alguém tiver uma dica de quem pode me ajudar - e não é só imprimir, lidar com gráfica eu sei! Queria alguém que me assessorasse na formatação e diagramação! Me manda um email ou responde a esta newsletter!
Acho que quero escrever mais um livro. Sugestões?
Aliás minha loja inteira tá com descontos até o fim do mês, já viu? Corre!
Gnocchi
Todo dia 29 é dia do gnocchi da fortuna, né.
Você serve com uma nota de dinheiro debaixo do prato pra atrair riquezas materiais, e aí eu resolvi fazer massa de gnocchi pra ensinar pra vocês.
Sabe o que aconteceu? Ficou uma porcaria!
Eu nunca tinha feito, e no meu instinto de panetoneira bati bem a massa pra desenvolver o glúten e dar textura, e depois fui pesquisar e descobri que o segredo é exatamente o contrário - é só pra amalgamar, sem desenvolver o glúten, e não pra bater.
Então se não é pra ter glúten nem precisa ter farinha de trigo, eu acho que pode ser com outra mesmo, com amido de milho, sei lá.
De qualquer maneira ficou péssimo. Desperdicei batata e espinafre e beterraba em pó.
E sabem o quê? Eu nem gosto de gnocchi.
Não gosto, acho molengo, paposo, sem graça, prefiro qualquer outra massa.
Claro que não tinha como dar certo.
Viram como não adianta forçar?
Gente!
Produzi uma newsletter!
VIVA!
Feliz 2025!
Sabe que também não gostava? Até que resolvi dar uma tostadinha nele, antes do molho, e fica tão bom, nem precisa de molho às vezes. Reação de Maillard melhora tudo. O borrachudo virá delicinha, experimente. Primeiro comentário nesta plataforma, viva eu e vc que retirou da inércia😉