Biscoitos Amassadinhos de Açúcar Mascavo
No móvel debaixo da TV na minha casa tem uma bandeja de madeira que parece um paraíso: são potes, caixinhas, latas cheias de chocolates, bombons, balas e biscoitos que chama imediatamente a atenção de quem vem me visitar. Estão ali, exibidos e deliciosos, pra quem quiser pegar - bem daquele jeito que a mãe ou a avó não deixavam quando a gente era criança. É pra realizar sonho de infância mesmo. Tem até um pote grandão cheio de ovinhos de amendoim.
E adivinha? Eu mal encosto nisso tudo. Eu como pouco doce, o que é uma das maiores contradições da minha vida. A bandeja está ali pros outros mesmo, uma lembrança permanente do que eu sinto que é a minha linguagem do amor: alimentar os outros, adoçar a vida um pouquinho.
Mesmo assim eu sentia que faltava algo. Faltava um pote de biscoitos daquele que não dá pra ver o que tem dentro, daqueles que a gente abre sorrateiramente pra dar uma espiada e talvez até enfiar a mão dentro pra pescar. Aquele pote escondido em cima da geladeira, mas na minha casa à vista, fácil, sedutor, uma piscadela de longe.
Um dia no supermercado encontrei o pote perfeito: tampa hermética, formato bojudo e simpático, mas cheio de balas duras e coloridas que não fazem meu estilo. Não tive dúvidas: comprei, transferi as balas pra outro pote (um que curiosamente tem o rótulo de "granola", para divertimento dos meus amigos) e me dei a missão de tirar o rótulo e limpar.
Impossível.
O rótulo se recusa a ir embora. Tem uma cola malvada, permanente, um grude que transcende as eras.
Tentei. Tentei querosene, WD-40, esponja de aço com medo de riscar o vidro, deixei de molho, tentei de tudo. Não sai. Ficou horrível, e passei dias soltando impropérios destinados às empresas que fazem adesivos impossíveis de remover (vocês sabem quem vocês são e existe um cantinho no inferno dedicado a vocês). Frustrada, deixei o pote de lado.
Até que, lendo um livro, apareceu uma frase que me fez pensar.
"Se você não pode derrubar seus inimigos, mude o jogo".
Pois bem, mudei o jogo.
Em vez de tirar o rótulo pintei o pote.
Forrei tudo com fita crepe (sim), deixando marcas e amassados mesmo, pra dar uma textura, e fiz camadas e camadas de tinta acrílica.
Depois, escrevi "cookies". Deixei secar e passei um verniz fosco.
Fiz estes biscoitos perfeitos (você deveria fazer também, a propósito).
A primeira fornada sumiu, comeram tudo.
Fiz mais uma receita, assei e enchi o pote. Fechei a tampa e coloquei na bandeja, pronto para enfeitiçar os desavisados.
Finalmente.
Agora sem brincadeira: estes biscoitos são tão fáceis que parecem até de mentira. Rapidinho de fazer, e duram uma eternidade! A massa é bonita e perfumada. Bem fechadinhos duram meses, e são perfeitos para dar de presente em pacotinhos ou servir com um café. Aliás, cuidado: eles não são muito doces, então é fácil se perder e comer uns quinze sem perceber.
Eu fiz os meus com sementes de papoula, mas você pode usar gergelim branco e/ou preto, pode usar amendoim ou outras oleaginosas moídas (não farinha), pode colocar raspas de limão ou um pouco de baunilha, pode até usar um tanto de farinha integral se quiser (metade). Eles te perdoam, são quase um sequilho, versáteis pra caramba.
Se você quiser que eles fiquem mais farelentos ainda, tire o ovo e substitua por 50g de nata fresca. Ou tire 50g de farinha e aumente 50g de amido de milho. A massa fica um pouco mais difícil de enrolar, mas vale a pena. Eles desmancham na boca, de verdade. São um absurdo. Vai por mim.
Quem fizer deixa comentário e manda foto hein? Eu quero ver!
Biscoitos Amassadinhos de Açúcar Mascavo

Uma receitinha rápida e fácil de biscoitos amanteigado e sequinhos. Dá pra deixar prontos em casa pra qualquer momento - e são maravilhosos acompanhados de um cafezinho!
230 g manteiga sem sal (em temperatura ambiente)
100 g açúcar mascavo
400 g farinha de trigo
20 g amido de milho
4 g sal refinado
50 g ovos ((1 unidade))
1 colher de sopa gergelim preto ((ou sementes de papoula, amendoim moído...))
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Prepare duas assadeiras com papel manteiga ou tapete de silicone
Misture a farinha, o amido e o sal
Bata a manteiga (em temp. ambiente) com o açúcar em velocidade máxima até ficar cremoso e fofo (cerca de 2 min)
Diminua a velocidade e adicione a mistura seca. Misture até absorver bem.
Adicione o ovo e misture até a massa se formar
Adicione o complemento (gergelim, etc.) e misture bem
Tire a massa da batedeira e amasse rapidamente com as mãos para ficar lisa
Faça bolinhas do tamanho de um brigadeiro (15g) e disponha-as nas assadeiras em filas
Aperte cada bolinha com o dedão, amassando bem (não tem problema se rachar as laterais)
Asse por 22 minutos ou até ficarem levemente douradas
Conserve bem fechados por até 3 meses!
As bolinhas podem ser congeladas e colocadas diretamente no forno também!
açúcar mascavo, biscoitos, cookies, fácil, rápido