Bolo de cenoura e como cozinhar nos tornou humanos
Uma técnica, uma receita, um bolo bonito e uma série
Eu sou calorenta. Sempre achei muito curioso quem mesmo sendo aqui do Sul está sempre com frio e gelado, porque eu tenho mãos e pés quentinhos e quase nunca sinto frio.
Não me invejem. Estamos no Brasil e eu passo os meses de calor me sentindo absolutamente miserável. Me deixem curtir o frio enquanto ele dura!
Dinara Kasko e suas laranjas
Me apareceu este video e eu vi umas três vezes em loop até entender o que estava acontecendo. Laranjas feitas com laranjas - mas esta é uma técnica que eu só tinha visto ser usada com chocolate puro. Vejam aqui:
Ela faz um molde usando silicone para alimentação - existe, já encontrei onde comprar inclusive - e reconstrói as laranjas fazendo um entremet - uma sobremesa gelada feita em camadas, congelando pra poder desenformar e pintando com manteiga de cacau colorida depois.
Incrível.
Bolo de Cenoura com Especiarias
Eu postei esta receita em fevereiro, porque existe um dia do bolo de cenoura, acreditam? É dia 05/02!
Foi em parceria com uma marca, mas demorei demais pra postar também no site. É a coisa mais simples e deliciosa do mundo, mas o meu tem um twist: eu troco uma parte do açúcar refinado por açúcar mascavo e adiciono especiarias pra deixar o bolo ultra perfumado.
Sou obcecada por um mix que se chama cinco especiarias chinesas - anis estrelado, pimenta sichuan, semente de funcho, canela moída e cravo da índia. Não é super fácil de encontrar. Tinha daquela marca Bombay, mas acho que pararam de fazer. O único lugar que eu encontro hoje em dia é na Cípria Especiarias aqui em Curitiba (dá pra pedir pelo site), mas na verdade você pode usar o que quiser. Dá pra ser só canela, dá pra usar cravo, gengibre em pó, anis, tempero pra bolacha, cardamomo, o que você achar mais gostoso - ou sem nada mesmo. É que eu gosto de um bolo com especiarias, no de fubá eu adiciono erva-doce e cardamomo inclusive!
Enfim: bolo de cenoura com especiarias. A receita completa está no site, só clicar na foto ou no link aqui:
https://caramelodrama.com/2024/07/12/bolo-de-cenoura-com-cobertura-de-chocolate/
Um bolo bonito
O bolo mais vendido da Caramelodrama Confeitaria (que existiu de 2013 a 2019, se alguém ainda não sabia) era o Chocomelodrama. Eu normalmente tinha cerca de 18 doces diferentes na vitrine, e mesmo assim essa delícia chocolatosa era responsável por 1/3 das vendas!
Todo ano um casal de amigos queridos encomenda um no aniversário de um deles - tenho o maior prazer em fazer. Não aceito encomendas com frequência mas esta eu faço questão!
Chocomelodrama é um bolo à base de cacau com calda de amarenas recheado com mousseline de caramelo e coberto com ganache de chocolate belga meio amargo, decorado com caramelo toffee e amarenas.
A foto não está lá essas coisas porque tava um dia muito feio e já era fim de tarde, mas prometo que tava lindo e delicioso.
Por sinal este mês faz 5 anos que a Caramelodrama fechou - conto mais na próxima edição. Na foto abaixo dá pra ver a bandeja cheia de chocomelodramas mini (cubos) dentro da vitrine!
Uma série: Cooked
Não, não é novidade. Saiu em 2016 mas estou revendo tudo porque sou absolutamente fascinada pela história da alimentação e esta série de 4 episódios é baseada no livro Cozinhar: Uma história natural da transformação, do Michael Pollan, onde ele separa as técnicas primordiais da comida nos 4 elementos: fogo, água, ar e terra, e como cada um deles guia uma linha de preparos. Cozinhar nos tornou humanos, afinal - criou a biodisponibilidade calórica necessária pra permitir que nossos cérebros crescessem e se desenvolvessem através dos milênios.
Michael Pollan também é autor da melhor definição de o que é uma dieta equilibrada e que funciona para todos: “Coma comida de verdade. Não muita, e na maioria plantas”. É isso. Evite ultraprocessados, não coma demais e foque nos vegetais.
O livro que inspirou a serie é este:
E uma novidade: estou fazendo aula de francês.
Se eu tivesse começado dez anos atrás quando me deu vontade eu definitivamente já estaria num nível de proficiência, mas nãaaaaao me enrolei até onde deu.
Agora vai!
Bonne journée!
Carolina Garofani