Sopa, amor bandido está disponível em formato e-book na Amazon, no Apple Books e no Kobo e você pode abrir ele em qualquer aparelho! São 22 receitas incríveis e a parte técnica mais completa que você já viu sobre caldos e ingredientes. Basta clicar em um dos links!
Eu passei a vida toda querendo escrever um livro. Sempre sonhei em escrever ficção mas demorei a entender que não é minha praia. Eu sou muito adepta da fantasia, da ficção científica e das histórias nonsense, mas apesar de ser muito criativa não tenho a verve do criador de mundos detalhados e personagens profundos. Fazer o quê?
O medo imenso de escrever um livro técnico. A síndrome da página em branco. Veio até convite de editora que me propôs um projeto que parecia muito maior do que eu e que engatilhou a síndrome de impostora no modo hard. Era um livro técnico sobre ingredientística, e eu travei pensando no Comida e Cozinha do Harold McGee. Se a bíblia da ingredientística já foi escrita onde estaria o espaço para mim?
Eu travo. Não consigo começar. Fui assim a vida inteira - eu travo, enrolo, sofro, fico cozinhando a coisa na cabeça por dias, meses, anos e aí de repente a coisa sai toda de uma vez, praticamente um jato de vômito estilo O Exorcista. O diagnóstico do TDAH no começo do ano veio justamente para me fazer entender que meu cérebro funciona assim mesmo e que o melhor é eu aprender a aceitar meu processo e tirar o melhor possível dele.
O amor bandido
Como eu tinha muito medo de fazer um livro de doces e o inverno estava chegando eu resolvi fazer algo menos ameaçador (na minha cabeça) e escrever sobre algo mais fácil pra mim: sopas. Sopas são meu amor bandido - o amor paralelo, quase proibido, de uma confeiteira que devia estar borbulhando amor por bolos e tortas em textos. Funcionou!
Fiz um livrinho muito do bonito, viu? A primeira parte dele, quase a metade, é sobre técnica de caldos, de construção de sabor, de umami, de tempos de cozimento e tudo mais que uma pessoa que nunca nem encostou numa panela precisa saber para fazer sopas incríveis pelo resto da vida. Vocês sabem, minha intenção é sempre ensinar a técnica para formar cozinheiros independentes, não alimentar zumbis de receita.
(Zumbi de receita? Sim, a pessoa que grita RECEITA no inbox do Instagram cada vez que eu posto uma comida bonita. RECEITA, eles gritam, sem se interessar por entender como o preparo funciona. Querem já, de graça, imediatamente, como se eu fosse um robô de produzir receita na hora que querem. Produzir e escrever receita dá trabalho, é trabalho! RECEITA!!!!!!!!
Sopa de Cebola Gratinada
Uma delas inclusive já está no site: a Sopa de Cebola Gratinada - grátis mesmo, e também faz parte do livro!
Eu penso sim em fazer uma edição impressa mas isso custa bastante dinheiro e ainda estou estudando possibilidades - se financiamento coletivo, se impressão por demanda… vai que uma editora se interessa.
Enquanto isso, Sopa, amor bandido tá aí em formato e-book pra quem quiser, pode abrir até no celular. Espero que vocês gostem!
Um beijo e bons caldos,
Carol