Aperitivo Salmorejo Cordobés
Provei esta delícia na Espanha a mando do Alberto, marido da minha amiga Lucy. Ele foi ao supermercado e trouxe duas garrafas deste primo do gazpacho que é típico da cidade de Córdoba, capital da Andaluzia - que é de onde ele vem. O salmorejo é um aperitivo refrescante que eles bebem muito durante os meses de calor, e é perfeito para aproveitar os tomates doces do verão e aquele pão esquecido que virou pedra no cesto. Como no Brasil faz calor com mais frequência e tomate o ano inteiro - mesmo que nem sempre sejam doces - eu consigo me perdoar por mandar esta receita para vocês em pleno mês de julho.
O salmorejo é apenas uma batida de coisas frescas no processador, e quem disser que parece molho de macarrão nunca mais pode me falar de Bloody Mary, o drink feito com justamente suco de tomate, vodka, tabasco e um talo de salsão. Salmorejo é muito melhor.
Eu voltava da rua morta de calor e de fome e enchia um copo e bebia igual suco mesmo - super ajudava a segurar a fome até resolvermos o que seria o almoço. No segundo dia o Alberto me ensinou que a maneira mais típica é com um ovo cozido picado e uns pedacinhos de jamón por cima. Foi assim que servi essa delícia para algumas amigas em um jantar. Fez sucesso, viu?
Uma dica antes de ir à receita: o salmorejo é uma preparação crua - isso quer dizer que os tomates devem ser bem lavados antes de utilizados, e que o salmorejo deve ser mantido em geladeira (e consumido gelado), e dura no máximo 3 dias. Depois disso começa a fermentar e azedar. Se você quiser fazê-lo cozido para durar mais acho que tudo bem - eu não testei mas não vejo por que teria problema.
Pedi a receita para a minha amiga Lucy - afinal eles tem até uma bodega tradicional no bairro do Poblenou, em Barcelona - e salmorejo e seu primo gazpacho eles fazem muito!
Salmorejo Cordobés

A receita de um aperitivo de tomate cremoso típico de Córdoba, na Espanha. Fresco e fácil de fazer!
processador, liquidificador ou mixer
500 g tomates bem maduros (sem sementes e picados)
75 g óleo de oliva (de boa qualidade)
100 g pão velho (picado)
1 un dente de alho
a gosto sal
a gosto pimenta preta (moída)
Bater os tomates, o óleo e o alho juntos até formar uma pasta
Adicionar os pedaços de pão e deixar descansar por 10 minutos
Bater novamente em velocidade máxima até ficar liso e sedoso
Acertar o sal e a pimenta
Colocar em uma garrafa bem limpa e esterilizada
Guardar em geladeira por até 3 dias
Servir em um copo, com ovo picado e pedacinhos de presunto.
Uma dica: o salmorejo é uma preparação crua - isso quer dizer que os tomates devem ser bem lavados antes de utilizados, e que o salmorejo deve ser mantido em geladeira (e consumido gelado), e dura no máximo 3 dias. Depois disso começa a fermentar e azedar. Se você quiser fazê-lo cozido para durar mais acho que tudo bem - eu não testei mas não vejo por que teria problema.
Eu estou viciada - faço uma garrafa de salmorejo por semana, já levei até para os meus pais. Espero que vocês gostem também!